19 outubro 2009

a retribuição do bambu

" Havia um dono que cultivava um bambu. Cuidava-o incansavelmente.Um dia, o bambu cresceu e queria retribuir a este dono. O dono ao ver que o bambu já atingira sua plenitude, falou para ele: Eu cuidava de você de todas as formas possíveis, portanto eu gostaria que você fizesse um coisa para mim, será que você está disposto?O bambu disse: Retribuir era justamente o que queria fazer.O dono disse: Vou cortá-lo.O bambu disse: Se você me cortar, não conseguirei ficar em pé no jardim!O dono disse: Então o que eu fiz foi em vão?A fim de retribuir o dono, o bambu aceitou com lágrimas.No dia seguinte, o dono disse outra vez: Eu preciso de ajuda, será que você está disposto?O bambu, sem desculpas, ofereceu ajuda.O dono disse: Vou cortar suas folhas. O bambu, outra vez, aceitou com lágrimas.No dia seguinte, o dono disse: Desta vez vou tirar todos os seus galhos. você está disposto a aceitar isso?O bambu disse: Senhor isso não seria muito cruel?O dono disse: Não esqueça das minhas graças. O bambu aceitou outra vez.No último dia, o dono disse: Desta vez vou esvaziar o conteúdo do seu caule, você está disposto a aceitar isso?O bambu disse implorando: Senhor, existe tantas plantas no jardim, porque só a mim você maltrata?O dono disse: Os seus três primeiros sofrimentos serão em vão caso você não aceite este meu último pedido.Depois de o conteúdo do caule ser esvaziado, o dono fez deste bambu um cano irrigando o campo, e no campo nunca mais faltou água."Sempre haverá, para cada um de nós, alguém que exigirá sacrifícios que não entenderemos no inicio. Acharemos que não passa de perseguição, de implicância, sendo na verdade uma forma de nos fazer desistir. O mais interessante é que: podemos estar enganados! E desconfio que estaremos!Os grandes líderes não nos exigem aquilo que sabemos que podemos fazer, e sim aquilo que jamais sonharíamos que pudéssemos fazer. Quebre seus paradigmas, liberte sua mente, aceite!

Nenhum comentário: